Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica (PDIC)

Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica (PDIC)

Polineuropatia desmielinizante   inflamatória crônica (PDIC)

Definição

Patologia progressiva monofásica crônica, ou sensório-motora simétrica recidivante (recaída), caracterizada por fraqueza muscular progressiva com: compromisso da sensibilidade tátil, reflexos ausentes ou diminuídos e proteínas elevadas no líquido cefalorraquidiano (CSF). O fator hereditariedade não é aplicável a esta patologia.

Moriel Sophia – Cromoterapeuta

Sinaten – 0880

Descrição clínica

É comum ocorrer nas 5ª e 6ª décadas. As principais manifestações incluem fraqueza muscular simétrica e progressiva, com recuperação parcial ou total entre agudizações, associado a tato comprometido e ausência/diminuição de reflexos osteotendinosos. A doença é: recidivante (30% dos casos), crônica e progressiva (60%) e monofásico (10%), geralmente com recuperação completa permanente. Em 5-30%, pode ocorrer disfunção dos nervos cranianos. Foi descrito: dor neuropática, envolvimento da musculatura respiratória e envolvimento subclínico do SNC. Pode ocorrer disfunção do sistema autônomo. Pode estar associada a: hepatite C, doença inflamatória intestinal, linfoma, HIV, transplante de órgãos, melanoma, ou doenças do tecido conjuntivo.

Etiologia (origem das causas)

Pode ser causada por uma reação imunológica, resultando em desmielinização (presente na esclerose múltipla – EM) segmentar e multifocal que pode induzir perda axonal. Para serem diagnosticados como CIDP, os doentes têm de apresentar uma história de 2 meses de neuropatia desmielinizante (DN) progressiva, alguns têm uma história de infecção. A CIDP também pode aparecer mais de 8 semanas após a síndrome de Guillain-Barré (GBS), a chamada “PDIC aguda“.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

Filtro AMARELO Corpo: para fortalecimento corporal diante da caracterização desta patologia no que diz respeito a fraqueza muscular progressiva com: compromisso da sensibilidade tátil, reflexos ausentes ou diminuídos e proteínas elevadas no líquido cefalorraquidiano (CSF). A COR AMARELA também deve ser aplicada no TIMO (glândula) para fortalecimento do sistema imunológico e consequentemente na autoestima.

Filtro VERMELHO Costas: na condição de BRONCODILATADOR para combater a: dor neuropática, envolvimento da musculatura respiratória e envolvimento subclínico do SNC. Pode ocorrer disfunção do sistema autônomo. Auxiliará a musculatura pulmonar e a ocorrência da dor neuropática poderá ceder, conduzida pela melhora na função respiratória. O estímulo VERMELHO manterá a homeostasia corporal, com a postura correta diante do “estado de vigília”.

Filtro DOURADO Corpo: diante de uma reação imunológica (dentro as doenças autoimunes), resultando em desmielinização (presente na esclerose múltipla – EM) segmentar e multifocal que pode induzir perda axonal. Para serem diagnosticados como CIDP, os doentes têm de apresentar uma história de 2 meses de neuropatia desmielinizante (DN) progressiva, alguns têm uma história de infecção. A CIDP também pode aparecer mais de 8 semanas após a síndrome de Guillain-Barré (GBS), a chamada “PDIC aguda“. Uma doença desmielinizante é qualquer doença no cérebro ou na medula na qual ocorra uma alteração do tipo inflamação na bainha de mielina dos nervos, daí o termo desmielinização.

Filtro D5 VERDE / ÍNDIGO / AZULPulmões (costas): caso perdure a presença da dor neuropática.

Filtro VIOLETA Aura (corpo): queima das energias negativas ao redor do corpo, auxiliando o sistema imunológico a se refazer e fechar a AURA.

LEMBRETES

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromoterapeuta – Sinaten 0880. Esta terapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações possuem apenas caráter educativo e é permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*