DISPLASIA MAMÁRIA

DISPLASIA MAMÁRIA

DISPLASIA MAMÁRIA

 

Também chamada de alteração fibrocística (nódulo, cisto) benigna, caracterizada por alterações nos seios, como: dor, inchaço, espessamento e nódulos (geralmente aumentam no período pré-menstrual devido à variação dos hormônios femininos estrogênio e progesterona). Estes sintomas tendem a amenizar após a menstruação, devido à queda dos hormônios. Durante a amamentação, a displasia mamária melhora e pode ocorrer na menopausa, principalmente se a mulher não estiver realizando reposição hormonal. Por esta razão, geralmente não é necessário tratamento. A literatura indica que se deve abolir o termo displasia, que significa “algo fora do lugar” e que é usada corretamente para definir alterações do colo uterino, onde de fato são encontradas células fora de lugar, em relação direta com neoplasia celular.

Moriel Sophia – Cromoterapeutaq

Sinaten – 0880

As causas de displasia mamária estão relacionadas com os hormônios femininos, geralmente por acúmulo de fluido nos tecidos mamários, provocando: inchaço, sensibilidade, dor, endurecimento e nódulos nos seios.

A mais ocorrente se dá após a adolescência, sendo mais frequente em mulheres que não têm filhos. A displasia tem cura, pois não é uma doença, mas apenas alterações normais que ocorrem nos seios devido aos hormônios.

Quando causa dor muito forte, o tratamento através de um profissional da saúde pode ser feito através de analgésicos e anti-inflamatórios (Paracetamol ou Ibuprofeno). Como citado, são indicados para alívio de: dores de intensidade leve a moderada e febre. São decorrentes de dores de: cabeça, enxaqueca, garganta, dentes e pós-procedimentos odontológicos, musculoesquelética (por lesões e doenças nos: ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas ou uma combinação destes) e de osteoartrite, cólicas menstruais, dor e febre após vacinação. Também pode ser usado no tratamento de sintomas de gripes e resfriados comuns.

​O nódulo na mama é um pequeno caroço que, na maioria dos casos não é sinal de câncer, sendo apenas uma alteração benigna (mastopatia por alterações hormonais), como fibroadenoma (tumor benigno constituído por tecido glandular e tecido estromal) ou um cisto, que normalmente não necessitam de tratamento. A maioria das mulheres tem algum nódulo geral nas mamas, na parte superior externa e perto da axila. A suspeita recai quando o nódulo tem característica malignas, no provocar alterações do tamanho e forma da mama ou se houver histórico na família. No autoexame, caso seja detectado um nódulo é importante consultar um profissional de saúde para realizar exames (ultrassom ou mamografia), para identificação se o mesmo é benigno ou maligno. O protocolo de aspiração dos nódulos por agulha pode ser aplicado para o esvaziamento dos seios.

Suplementação com vitamina E (tocoferol) também pode ser ministrada, pois alivia os sintomas e ajuda na produção dos hormônios na mulher.

SUGESTÕES DE APLICAÇÃO

Descrição dos Filtros

  • Filtro D4 – VERDE / AZUL – aplicar no FÍGADO e ADRENAIS para reduzir a produção de hormônios femininos no período pré-menstrual, devido ao acúmulo de fluidos nos tecidos mamários.
  • Filtro D25a – VERDE / VERMELHA / LARANJA / AMARELA / AZUL – Filtro que contém as vibrações necessárias a atuar nos seios de forma a tratar dos sintomas que a displasia provoca, a saber: inchaço, sensibilidade, dor, endurecimento e nódulos nos seios.
  • Filtro D5 – VERDE / ÍNDIGO / AZUL – a ocorrência de dor muito forte, este filtro é o mais indicado, por realizar as funções equivalentes aos alopáticos: analgésicos, anti-inflamatórios e antipiréticos (Paracetamol ou Ibuprofeno).

LEMBRETES

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromoterapeuta – Sinaten 0880. Esta terapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações possuem apenas caráter educativo e é permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*