Frutas – banana

Frutas – banana

 

Reza um ditado popular que a banana ingerida: pela manhã é ouro, de tarde é prata e de noite mata. É conhecida como um dos mais completos alimentos, a fruta constitui uma inesgotável fonte de: hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C. É uma excelente fonte de energia.

 Moriel Sophia – Cromoterapeuta

Sinaten 0880

 

Origem

                Suas variedades provavelmente são oriundas do quente e úmido sudeste asiático, de onde provêm os mais antigos registros de seu cultivo e as mais antigas lendas construídas a seu redor. Desde tempos imemoriais, a banana vem se espalhando por todas as regiões tropicais e subtropicais do globo, sendo, nessas localidades, a fruta mais conhecida e cultivada.

                Antes da chegada dos europeus à América, ao que tudo indica, existiam algumas espécies de bananeiras nativas. Seus frutos, porém, não eram comidos crus, necessitando de preparo ou de cozimento prévio, portanto, não se constituindo parte principal da dieta das populações autóctones (quem é natural da região onde reside). Presume-se que foi apenas a partir do século XV que a banana, seu cultivo e seus usos foram introduzidos no continente americano.

 Apresentação

                Hoje, excetuando-se algumas espécies silvestres, a bananeira só pode se multiplicar por processos vegetativos, ou seja, através de rebentos nascidos de outras plantas ou mudas. Propaga-se por rizoma (não possui sementes) e se o seu processo de propagação não for controlado e houver espaço, a bananeira pode dar a impressão de que caminha de um lado para outro, uma vez que seus rebentos vão se distanciando pouco a pouco da matriz.

                A banana é uma fruta muito sensível, assim como a bananeira, uma planta extremamente vulnerável às chuvas e ao vento. Trata-se de uma plantação que requer cuidados constantes. Os cachos de bananas nascem na parte superior de caules chamados pseudocaules. Após o nascimento, esses cachos levam cerca de 10 meses para ser colhidos. Depois da colheita, os pseudocaules são cortados, dando origem, posteriormente, a um novo caule. O tempo de vida útil de uma bananeira é, em média, de 15 anos, mas existem plantas com até 40 anos que ainda são produtivas. As condições ideais para o cultivo da fruta são calor e umidade. Cada planta necessita de8 litrosde água por dia e um quilo de adubo por ano para estar bem nutrida. Depois que os frutos estão formados, os produtores cobrem os cachos com sacos plásticos para evitar que a fruta sofra com adversidades climáticas ou ataques de pássaros.

               Suas flores são exóticas, conhecidas como coração da planta“, pequenas e quando jovem são envoltas por uma bráctea arroxeada. Seus frutos nascem em: cachos grandes, de uma única e abundante vez e de aspecto e forma características. Caracteriza-se por ser: alongado, casca mole, polpa carnosa de coloração amarelada, variável de acordo com a variedade.

               É considerada por muitos como a fruta perfeita e de muitas qualidades, por amadurecer aos poucos mesmo fora do pé, facilitando a: colheita, transporte e aproveitamento. É totalmente aproveitável, por não apresentar: caroços, espinhos, fiapos e bichos.

                É energética e de rápida digestão (menos de duas horas) sendo altamente nutritiva é recomendada para todas as idades. Basta umas poucas unidades para matar a fome e, além disso, é: fácil de mastigar e de comer, nem muito dura e nem muito mole, não dá trabalho para descascar, não suja as mãos com sucos e caldos, tem um gosto bom, não é nem doce demais e nem azeda, não é enjoativa ou indigesta.

               As mais cultivadas são:

nanica: leva esse nome não em virtude do tamanho do seu fruto, que é grande, mas sim, pela baixa altura da planta em que nasce. Comumente é servida “in natura” ou crua para ser misturada ao “arroz com feijão” e a tudo o que mais houver para comer. Seu preparo deve ser apenas à milanesa porque se desmancha na fritura. Também podem ser: assada, em compotas, bananadas, doces de colher e de cortar.

 pacova: no norte do Brasil é utilizada no preparo da: banana-chips (novidade deliciosa), assada e cozida.

prata: quando servida crua se apresenta da mesma forma que a nanica. Para o preparo de “guloseimas”, tem-se na forma de: passa, bananadas, doces de colher e de cortar.

terra e figo: são próprias para fritar e compotas. Agora, para cozinhar a variedade mais indicada é a terra.

               Produz o ano inteiro e pode ser plantada em todo o território brasileiro durante a estação chuvosa. Nasce em todo tipo de solo e pode ser encontrada durante o ano inteiro. Cresce em áreas com muito sol e não suporta solos encharcados. Dependendo da variedade um cacho fornece até40 kg. Atualmente no Brasil são encontradas bananas em qualquer parte, destacando-se as regiões Nordeste e Sudeste como as maiores produtoras nacionais da fruta.

               Tanto é assim que, com a maioria das bananas verdes, pode-se produzir uma farinha extremamente nutritiva, que tem inúmeras aplicações na alimentação, desde o preparo de mingaus até biscoitos. Em seu processo de amadurecimento, a maior parte desse amido contido nas bananas transforma-se em: açúcar, glicose e sacarose. E é por isso que, de maneira geral, a banana é uma das frutas mais doces entre todas as frutas quando maduras.

               Digno de nota é também a aguardente feita de banana, um destilado de sabor exclusivo e delicado, especialidade de comunidades caiçaras.

Morning banana diet

               Das muitas dietas para emagrecimento existentes no mundo e o uso de novas tecnologias no cultivo, os japoneses e americanos favoreceram as conjunturas do mercado de banana, explodindo a demanda mundial e favorecendo os produtores brasileiros. Embora cultivada há 8 mil anos e em 130 países, esta fruta que há séculos faz parte da alimentação diária de cerca de 400 milhões de pessoas, mais recentemente tiveram os japoneses como a nova legião de adeptos.

               Tudo se deve pela “morning banana diet“, a receita que virou febre no Japão e emigrou para os Estados Unidos, onde ganhou centenas de seguidores, principalmenteem Nova York. Sua fórmula é simples:

 Deve-se comer somente e mais nada, de uma a quatro bananas no café da manhã e tomar uma xícara de água morna como acompanhamento. No almoço, a alimentação é livre (o habitual e sem excessos). Um leve lanche deve ser preparado às 15 horas. O jantar, corriqueiro, deve ser servido antes das 20 horas e é muito importante que a pessoa vá para cama antes da meia-noite. A água é a única bebida permitida durante as refeições. As sobremesas são proibidas”.

               Graças à receita de Sumiko, a banana virou um hit internacional. Em sendo farmacêutica, ela a idealizou com o intuito de auxiliar no aceleramento do metabolismo do marido Hitoshi Watanabe, que estava acima do peso. Ele perdeu 37 quilos e popularizou a banana no mercado japonês. Depois de emagrecer os 37 quilos, Hitoshi Watanabe escreveu o livro Morning banana diet, publicado em março de 2008, com mais de 800 mil exemplares vendidos e traduções publicadas na Coréia do Sul eem Taiwan. Adieta também já aportou no Brasil.

                No entanto, os nutricionistas contestam o regime, com o alerta de que “não há nada mágico em relação às bananas“, porém, os poderes nutricionais da fruta são inegáveis. Poder comer o que quiser no almoço e no jantar, como propõe a dieta, não é algo bem-definido ou que tenha alguma base científica. Para eles, as dietas que permitem comer de tudo complicam a vida de pessoas propensas a excessos.

Composição

               Devido ao seu valor nutricional é um excelente alimento. Unitariamente contém entre 80 e 120 calorias, dependendo da variedade e tamanho. Esta fruta pode ainda auxiliar na manutenção das defesas imunológicas. A banana é também boa fonte de vitamina B6, com pelo menos 10 por cento da dose recomendada de vitamina C e folato. Além disso, fornece 2g de fibra solúvel, que ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.

               Comparando-a com a maçã, tem o: quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto dos mais saudáveis existentes. Outros nutrientes representativos da banana são:

potássio: mineral que contribui para a função muscular adequada no que se refere à contração muscular e evita a ocorrência de cãibras em atividades físicas, auxilia na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo. Quando associado ao sódio, regulariza as: batidas cardíacas, o sistema muscular e contribui para a formação celular. Reduz a atividade muscular, inclusive a do coração. No chamado “jet leg” a banana ajuda no ajuste do organismo para quem viaja de um continente para outro, com muitas horas de diferença do fuso horário, devido às propriedades deste mineral, aonde o organismo consegue um ajuste mais rápido ao novo horário. Também está presente na: azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã e arroz integral.

magnésio: atua na formação dos: tecidos, ossos e dentes. Ajuda no: metabolismo dos carboidratos, controla a excitabilidade neuromuscular e provoca extrema sensibilidade ao frio e ao calor. Também está presente nas: frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate e mel.

vitamina B9: ou ácido fólico participa do: metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos. Tem um papel relevante na: gravidez, nas doenças cardiovasculares, além de ser eficiente no combate à anemia. Também se faz presente junto aos cogumelos, nas hortaliças verdes. Sua carência provoca a anemia megaloblástica e doenças do tubo neural.

vitamina B6: atua no: crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios. Sua carência provoca: anemia, distúrbios de crescimento, fraqueza, insônia, irritabilidade e seborréia. Faz-se presente junto de: carnes, frutas, verduras e cereais. Os cientistas destacam que a vitamina regula o nível de glicose no sangue, o que também repercute no estado de ânimo das pessoas.

               Quando verde seu sabor é: adstringente (comprime), intragável e “pegana boca. Isto porque, antes de sua maturação, as bananas se compõem, basicamente, de amido e água. À medida que vai amadurecendo, seu sabor se torna mais doce devido à transformação do amido em açúcares mais simples, como a glicose e a sacarose.

Valor Nutritivo

(100 gramasBanana) 

Nutriente

Unidades

% (*)

 Macro Componentes
  Água

g

74,26

  Energia

kcal

92

  Energia

kj

385

  Proteína

g

1,03

  Lipídeos

g

0,48

  Carboidratos

g

23,43

  Fibra dietética

g

2,4

  Cinzas

g

0,8

Minerais
  Cálcio, Ca

mg

6

  Ferro, Fe

mg

0,31

  Magnésio, Mg

mg

29

  Fósforo, P

mg

20

  Potássio, K

mg

396

  Sódio, Na

mg

1

  Zinco, Zn

mg

0,16

  Cobre, Cu

mg

0,1

  Manganês, Mn

mg

0,15

  Selênio, Se

mcg

1,1

Vitaminas
  Vitamina C 

mg

9,1

  Tiamina (B-1)

mg

0,04

  Riboflavina (B-2)

mg

0,1

  Niacina

mg

0,54

  Pantatênico (B-5)

mg

0,26

  Vitamina B-6

mg

0,57

  Folato (B-9)

mcg

19,1

  Vitamina (B-12)

mcg

0

  Vitamina A, IU

IU

81

  Vitamina A, RE

mcg_RE

8

  Vitamina E

mg_ATE

0,27

USDA – Release 13 (November 1999)

 (*) porção comestível

 Desempenho

                A banana é um remédio natural para muitos males. Pesquisas provaram que somente 2 bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Daí vem a admiração dos atletas, que advém da sua consistência, por conter três açúcares (glicídios) naturais, ou seja: sacarose, frutose e glicose. Combinados com as fibras a banana vai te dar uma reserva instantânea de energia. Ser uma fonte energética não é o único benefício que a banana traz, ela ajuda a prevenir um substancial número de problemas de saúde, a saber:

 anemia: ajudam neste caso pela grande quantidade de ferro, estimulando assim a produção de hemoglobinas. Para homens e mulheres de19 a 50 anos, o consumo diário de ferro deve ser de 8 e 18 miligramas, respectivamente.

cansaço matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter níveis elevados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

concentração: pesquisa com 200 estudantes revelou que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a concentração deles. A ingestão do fruto se deu em três momentos do dia, através dos lanches da: manhã, almoço e tarde.

controle de temperatura: muitas culturas vêm na banana um fruto “calmante” por baixar a temperatura corporal e controlar o emocional nas mulheres grávidas. O exemplo vem da Tailândia, aonde estas tem o hábito de comerem bananas para se assegurarem de que o filho nasça com a temperatura correta.

depressão: de acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que ha­bitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece por conter um tipo de pro­teína que o corpo converte em serotonina (neurotransmissor), substân­cia que ajuda a relaxar e a se sentir melhor. Chama-se trytophan ou triptofano, aminoácido sintetizado para criar a serotonina e sem este precursor não se sintetiza serotonina suficientemente. O deprimidos geralmente têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central – SNC.

dor de cabeça: uma receita rápida para curar com rapidez a dor de cabeça é fazer uma batida de: banana, mel e leite. Neste caso a: banana acalma o estômago e aumenta os níveis de açúcar no sangue com a ajuda do mel, enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.

estresse: quando no metabolismo se apresenta o estresse, ele se altera e reduz os níveis de potássio, por ser um mineral vital que atua na: normalização do batimento cardíaco, na ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. O ajuste é simples e feito por intermédio da ingestão deste fruto rico em potássio.

fumo: as bananas ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da falta de ni­cotina, para quem quer deixar de fumar, por conter: vitaminas B6 e B12, potássio e magnésio.

nervos: bananas são ricasem vitamina B, que acalmam o sistema nervoso.

obesidade: pesquisa em 5.000 pacientes chegou à conclusão que os mais obesos são aqueles que no trabalho sofre muita pressão e cobrança de re­sultados. O relatório concluiu que se deve controlar os níveis de açúcar no sangue, consumindo comida com muitos hidratos de carbono, como é o caso da banana.

obstipação: por serem ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.

picadas de insetos: para eliminar a irritação ocorrente da picada de um in­seto, deve-se esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana.

pressão arterial: é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para auxiliar a descida da pressão arterial. Os pacientes que usam diuréticos para combater a pressão alta geralmente são aconselhados a comer de duas ou três bananas por dia, para ajudar a repor o potássio eliminado na urina. Em termos de fruta como fonte de potássio, a banana só é superada pelo abacate, que tem o inconveniente de ser rico em gordura (ver a observação). A inclusão da ba­nana na dieta habitual reduz o risco de derrame e doenças relacionadas à pressão sanguínea. A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos está sendo recomendada pelos especialistas, depois de estudos acentuarem a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive o coração. Uma banana média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. É, por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural. O segredo para ter uma pressão estabilizada não é somente limitar o sal, mas sim a importância do consumo de potássio. O que determina o nível de pressão não é a quantidade de sódio isoladamente, mas a relação potássio/sódio, que deveria ser de 1 para 1,5 e é de 0,3 para 1.

 Obs.: vemo-nos na obrigação de fazer um aparte do estudo da banana para defender o abacate no que se refere a sua gordura. A maior parte desta gordura é monoinsaturada, um tipo de gordura que não deixa os níveis de colesterol se elevar no sangue.

 úlceras: a banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.

 Hepatite B

                As bananas aparecem como as melhores candidatas para a produção de uma vacina comestível sob medida para o vírus da Hepatite B – VHB. Os cientistas envolvidos com o projeto somam esforços mundiais na projeção de biofábricas para a produção de vacinas contra VHB através da transferência gênica. Segundo os pesquisadores, existem 350 milhões de portadores de Hepatite B no mundo, sendo a cada ano registrado 1 milhão de novos casos. Estima-se ainda que de75 a 100 milhões de indivíduos infectados podem morrer de cirrose ou câncer de fígado em consequência da doença.

                Os autores explicam que a produção de uma vacina oral para hepatite B tem mais que apenas vantagens econômicas sobre as vacinas injetáveis existentes para os milhões de doentes nos países em desenvolvimento. Segundoo artigo, os pesquisadores notaram que a banana parece ser o veículo ideal, após terem projetado com sucesso diversas plantas para esta finalidade, como: batata, alface, cenoura e tabaco.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

Banana

               Quando se analisa um tema, o que se verifica é que o nosso organismo foi estruturado para retirar da natureza os nutrientes necessários à sua manutenção. Portanto, quando se fala de cura, os benefícios de cada fruta, por si só realizam suas tarefas que lhes foram direcionadas, o que não acontece com a CROMOTERAPIA que tem suas qualidades estruturadas de outra forma, através dos seus adequados “campos eletromagnéticos”, também conhecidos como os campos que criam as “qualidades das CORES”.

               A banana, dentro do seu espectro energético, fortalecimento muscular, antidepressivo e de capacitar-nos quanto à concentração de tarefas, tudo indica que está dentro da presença da COR AMARELA, que preenche todos estes qualificativos. Constata-se que, farmacologicamente, a Banana tem um mesmo efeito no corpo humano idêntico ao proporcionado pelo raio AMARELO do Espectro Visível.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

LARANJA

Corpo: trabalha a obesidade com mais critério em áreas específicas, regiões classificadas como de gordura localizada.

AMARELA

Frontal: aumenta o poder de concentração proporcionado pela presença do potássio e prontidão. / Corpo: vibração que representa a banana (fruta), no que se refere à: firmeza muscular que impede cãibras e retira a indisposição física e o cansaço matinal. / Circulatório: em sendo uma COR QUENTE é energética, portanto substituindo o açúcar no sangue e combatendo o cansaço.

VERDE

Circulatório: é a COR que atua neste aparelho e elimina a pressão arterial, no relaxar das paredes das veias e vasos, comportando assim, maior fluxo sanguíneo de forma a eliminar a intensa circulação. / Corpo: relaxa o sistema nervoso, tirando do estresse quem apresenta tal problema, normalização do batimento cardíaco, na ida do oxigênio para o cérebro e nas febres, controla a temperatura corporal, restaurando o bem estar.

AZUL

Cabeça: aplicado nesta região, retira a dor. / Intestinos: é importante na obstipação intestinal, pela ação lubrificadora das paredes, normalizando o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.

VERMELHA / LARANJA / AMARELA

Corpo: conjunto de CORES que atuam em problemas de anemia, estimulando a produção de hemoglobinas pela ação da COR VERMELHA que pela essência transporte em seu raio o ferro, aliado ao cálcio da COR LARANJA e do fortalecer corporal presente na COR AMARELA.

VERDE / VIOLETA / AZUL

Estômago: elimina as úlceras pela força cauterizadora presente na VIOLETA, aliada a ação neutralizadora da VERDE na irritabilidade das paredes estomacais e que atua reduzindo a acidez na área pelo toque da AZUL.

ROSA / DOURADO

Cardíaco: fortalece a autoestima de todo e qualquer dependente químico, criando as condições para não sentir os efeitos da carência química que está tentando se livrar dela, bem como, auxilia nos processos depressivos.

LEMBRETES 

 

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromoterapeuta – Sinaten 0880. A Cromoterapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações são de caráter educativo e é permitida a total reprodução. As fontes utilizadas na redação deste artigo originaram-se da Internet e foram suprimidas intencionalmente com o propósito de que o presente artigo não seja utilizado com outro objetivo a não ser o acima citado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*