Caloria

Caloria

Caloria (símbolo: cal)

               É uma unidade de medida de energia que não pertence ao Sistema Internacional de Unidades. A referência quanto à caloria, valor energético dos alimentos, na verdade quer dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (1 litro) de água em 1 ºC, ou seja, de 14,5 para 15,5 ºC. O correto neste caso seria utilizar quilocaloria – kcal, ou seja, uma pessoa precisa de 2.500 kcal diárias o que corresponde a 2.500.000 calorias.

Moriel Sophia

 Cromoterapeuta – Sinaten 0880 

 

 

Histórico

               A noção de que o calor é uma forma de energia surgiu, em termos históricos, muito recentemente no desenvolvimento da Ciência. De fato, até hoje, no que tange o senso comum, confunde-se temperatura e calor.

Caloria nos alimentos

               A vida do ser humano depende das calorias contidas nos alimentos por se tratarem de uma fonte de energia. Quando são ingeridas pelo organismo, elas são metabolizadas (processo que libera energia) no seu interior, gerando a energia química que necessitamos para nossa sobrevivência.

               Cada indivíduo precisa de uma quantidade diferente de calorias e que vai depender da: idade, sexo, tamanho do corpo, peso e altura. Quanto maior o corpo e o trabalho que ele realiza, maior será a quantidade que ele irá requerer.

               São encontradas em todos os alimentos, mas em diferentes quantidades e em diferentes formas de energia e será utilizado pelo corpo para todas as funções, como:

básicas: digestão, respiração, dormir, pensar e etc.

rotineiras: dirigir, estudar, correr, praticar exercícios e etc.

Os alimentos

gordurosos: são os que mais contêm calorias, como por exemplo: carnes gordas e lacticínios.

carboidratos: são os que possuem as mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo fontes de energia muito boas.

               Habitualmente são consumidas mais calorias que realmente são necessárias. Quando a ingestão supera o gasto, ocorre o acúmulo desta energia sob a forma de gordura, junto do tecido adiposo (gorduroso) ou fígado, sendo o primeiro considerado “depósito de gordura”. Por esse fato, os alimentos de baixo teor calórico é o que mais deve ser consumido, associado a uma atividade física aeróbica: andar, correr, pular corda, pedalar e nadar.

Cálculo de calorias em alimentos

carboidratos e proteínas: possuem 4 kcal/g de energia.

lipídios: possuem 9 kcal/g.

álcool: fornece 7 kcal/g.

               Para fazer o cálculo de quilocalorias (kcal) em alimentos basta multiplicar o peso/g de carboidratos e proteínas por 4 e o peso/g dos lipídios por 9. Cabe lembrar que um adulto de 70 kg, a quantidade total de água é de cerca de 40 litros, ou de 55 a 60% de seu peso.

Necessidades diárias de energia

carboidrato (57%): açúcar, doces, pães e bolos.

lipídios (30%): álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona.

proteína (13%): óleo e produtos que contém óleo, como: ovos, leite, carne, peixes e etc.

               Cada indivíduo gasta uma quantidade de energia básica, mais a energia extra para atividades físicas. Para cada kg de peso são necessários 1,3 kcal para cada hora. No que se refere a cada hora de treino, são necessários em média 8,5 kcal para cada kg de peso.

               Um atleta de 65Kg treinando 2 horas por dia necessita de uma ingestão calórica de aproximadamente de 3.133 kcal para suprir suas necessidades diárias de energia.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

               Não há uma correspondência direta entre caloria e cor, uma vez que caloria é o resultado de se extrair energia dos alimentos, quando a cor é a própria caloria. Daí dizer-se que a CROMOTERAPIA é uma terapêutica de harmonização corporal menos invasiva de todas as existentes, por ser automaticamente o alimento para nosso corpo.

               A leitura que se faz sobre este tema e a aplicação das cores pode ser traduzida da seguinte forma: 

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA
COR LOCAL / TRATAMENTO
VERMELHA Corpo (proteína pura, não recomendada indiscrimina-damente, por provocar reações fortes dentro dos efeitos colaterais que poderá provocar).
LARANJA Pulmões / Abdome (função básica da respiração e digestão) + Corpo (função rotineira na prática esportiva).
AMARELA Frontal (função básica para pensar e rotineira para estudar e dirigir).
VERDE Corpo (para retirar os excessos de calorias ingeridas no dia e harmonizar o organismo).
AZUL Cabeça (função básica para dormir).
ÍNDIGO Cabeça (predispor ao discernimento).
VIOLETA Corpo (fortalecedor do Sistema Imunológico).

LEMBRETES

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromotrapeuta – Sinaten 0880. A Cromoterapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações são de caráter educativo e é permitida a total reprodução. As fontes utilizadas na redação deste artigo originaram-se da Internet e foram suprimidas intencionalmente com o propósito de que o presente artigo não seja utilizado com outro objetivo a não ser o acima citado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*