Doenças – Verão I

Doenças – Verão I

DOENÇAS DE VERÃO

Parte I

 

Além dos problemas que o Sol nos causa aos “olhos”, existem os problemas relativos à pele, que não são nem menos ou mais importantes do que eles. Todo cuidado é pouco quando se fala em saúde. A “pele” deve ter maior importância devido às dificuldades de nos assenhorearmos de toda ela, pela extensão que se apresenta em nosso corpo.

Moriel Sophia

Cromoterapeuta – Sinaten 0880


 

A PELE – ESTRUTURA

Embora a pele não seja frequentemente considerada como um órgão, na verdade ela é um dos maiores órgãos do corpo humano em termos de superfície e peso. A pele e suas estruturas acessórias (pêlos, unhas e glândulas) formam o Sistema Tegumentar. É contínua e forma o revestimento completo externo do corpo. Compõe-se de duas camadas principais:

Epiderme:

Camada superficial de células epiteliais (tecido de revestimento externo) intimamente unidas e que se desenvolve da superfície ectodérmica do embrião. Recebe o nome de epitélio estratificado pavimentoso por ser formada de diversas camadas de células pavimentosas (de cobertura). Geralmente é muito delgada (0,12 mm na maior parte do corpo), mas é consideravelmente espessa em áreas sujeitas a constante pressão ou ficção, tais como, as solas dos pés e as palmas das mãos, pelo espessamento da epiderme que gera calos e calosidades.

Camadas da Epiderme

Quando a epiderme é espessa é possível identificar quatro camadas ou estratos, mas em regiões onde a epiderme é delgada, frequentemente falta a camada transparente, a saber:

Germinativa: é a camada mais interna e profunda da epiderme, frequentemente referida como camada basal, onde ocorre a mitose (divisão celular) e que serve para substituir as que são perdidas na camada córnea (a pele de contato e abrasão).

Granulosa: tem seu nome pela presença de grânulos de querato-hialina no citoplasma de suas células. Quando aumentam de tamanho, o núcleo se desintegra, resultando a morte das células mais externas desta camada.

Transparente: é lúcida (lúcido = claro) e superficial à camada granulosa. Nelas estão presentes as fibrilas de queratina e algumas gotículas de uma substância chamada eleidina, que se transformam em queratina assim que as células transparentes se tornam parte da camada córnea, a mais externa.

Córnea: é a que está em contato com o ar, a que fica na superfície da pele e nos proporciona o tato. Cobrem toda a superfície do corpo e são referidas como corneificadas, quando seu citoplasma é substituído por queratina. Protegem não somente o corpo contra invasão por substâncias do meio externo como também ajudam a restringir a perda de água.

 

A PELE – DOENÇAS 

Brotoejas: também chamadas de miliárias, são erupções que acontecem em crianças, na região das dobras como as do pescoço. Estão relacionadas à secreção das glândulas sudoríparas e resultam do calor e do excesso de transpiração. Apresentam-se na forma de bolinhas de água vermelhas, acompanhadas de coceira. Já que resultam do excesso de transpiração, a solução é a prevenção:

Evite sol e ambientes muito quentes (como um carro estacionado sob o sol).

Mantenha o quarto ventilado.

Não agasalhe demais as crianças (nem para dormir).

Não exagere na temperatura do banho.

Não forre os colchões com plástico.

TRATAMENTO CROMOTERÁPICO

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERDE / ÍNDIGO / AZUL

Local (analgésico e antiinflamatório próprio para aliviar as assaduras e as dores ocorrentes).

ERDE / VIOLETA / AZUL

Local (antibiótico para uso nas bolhas que estourarem, evitando que se inflamem).

Cloasma: são distúrbios na pigmentação da pele, manchas de COR amarronzada e de origem desconhecida, mais incidentes em mulheres, sempre na face e concentradas no: queixo, nariz e meio da testa. Podem estar relacionadas:

às alterações hormonais como: uso de anticoncepcional e a gravidez.

o sol como fator de piora ou desencadeamento: agravam-se muito no verão.

Quem tem ou já teve essas manchas deve evitar exposição intensa à luz e ao sair para o sol deve:

proteger bem o rosto com um protetor solar potente, um chapéu de aba larga e óculos escuros (impedirão que as manchas se escureçam).

usar cremes.

TRATAMENTO CROMOTERÁPICO
COR LOCAL / TRATAMENTO
VIOLETA Rins (como órgão excretor dos excessos do sangue, limpa os excessos dos hormônios anticoncepcionais do corpo).
VERDE / ROSA / AZUL

Rosto (auxilia no desaparecimento das manchas por refazer a pele).

LEMBRETES

As informações contidas neste artigo são da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Sinaten 0880. Esta terapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por alguém previamente diagosticada por um profissional da saúde. É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*