AS CORES DOS ALIMENTOS

AS CORES DOS ALIMENTOS

As CORES dos alimentos

Introdução

Diz a sabedoria popular e os nutricionistas que nosso prato deve estar sempre recheado de alimentos coloridos e quanto mais CORES melhor, pois as substâncias responsáveis por dar COR a esses alimentos também são dotadas de nutrientes importantíssimos para a saúde. Quem determina a COR são os “pigmentos”, substâncias estas que além de colorir desempenham continuamente papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. Portanto, uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.

Moriel Sophia – Cromoterapeuta

Sinaten – 0880

Quanto mais COR houver no seu prato, mais tipos de substâncias que ajudam a combater os radicais livres vão ser ingeridas, pois cada alimento nos oferece um tipo diferente de antioxidante. O ideal é que estejam presentes minimamente de 3 a 4 CORES diferentes nas refeições principais: café da amanhã, almoço e jantar. Ao final da montagem do prato certifique-se que as CORES estão variadas, o que os torna mais nutritivos e atrativos.

Desde os primórdios de meus estudos e nos muitos cursos por mim ministrados até a presente data, sempre direcionei o entendimento dos alimentos x CORES, não para a qualidade de cada uma delas e sim pelos nutrientes que cada um carrega em si. Dou dois exemplos:

Almeirão: de COR VERDE é rico em minerais como o ferro e o cálcio. Vê-se que não tem nada a ver com as qualidades da COR VERDE, pois o ferro e o cálcio enriquecem o sangue, enquanto o VERDE é de calma e relaxamento.

Rúcula: de COR VERDE e também muito rica em minerais como o ferro e o cálcio. A mesma situação se faz presente na rúcula.

O que se sabe a respeito das CORES dos alimentos é que podem determinar a quantidade de nutrientes que possuem e que ajudam a prevenir e combater doenças, apresentando os seguintes perfis:

betacaroteno: é um dos pigmentos encontrados nas verduras e legumes de CORES: AMARELA, LARANJA e VERDE-Escuro. Ajuda na: prevenção do câncer, aumenta a eficácia do sistema imunológico e melhora o aspecto da pele.

licopeno: encontrado nos alimentos VERMELHOS, atua como: ótimo antioxidante, combatendo os radicais livres e previne os cânceres de próstata e de mama.

antocianina: outro pigmento encontrado nos alimentos de COR ROXA e Azulada. Também atua como: antioxidante, na redução do colesterol e no combate aos radicais livres.

antoxantina: presente nos alimentos BRANCOS como o alho e previne o: surgimento do câncer, auxilia na redução do colesterol e dos radicais livres.

Em síntese, o importante é que ao serem ingeridas tais CORES de pigmentos e antioxidantes auxiliam: na prevenção de câncer (diferentes tipos), aumenta a eficácia do sistema imunológico, reduz o colesterol, melhora o aspecto da pele e combate radicais livres. O importante é variar nas CORES dos alimentos consumidos para aumentar os benefícios da boa nutrição.

Significado das CORES das verduras e legumes

A COR de um alimento denota a presença de certos nutrientes chamados de fitoquímicos, isto é, princípio ativo contido no alimento capaz de trazer benefícios e prevenções das doenças. As CORES variam do: roxo ou VIOLETA, passando pelo VERDE, até chegar a AMARELA. Cada uma delas indica uma propriedade e, justamente por esta razão, todos os alimentos não podem faltar no prato, principalmente as: frutas, legumes e verduras.

AZUL e ROXO: os alimentos com estas CORES têm grande quantidade de nutrientes que beneficiam a saúde e na qualidade de antioxidante ajudam a prevenir doenças:  cardíacas, pele, rins, aparelho digestivo e diminuem a ação do envelhecimento. Exemplos: aspargo roxo, chicória roxa, repolho roxo, berinjela, batata-roxa.

VERDE: contém substâncias químicas vegetais que auxiliam na redução da incidência de: câncer, melhoram a visão e fortalecem ossos e dentes. Os alimentos da COR VERDE são ricos em: ferro, fósforo e cálcio. Exemplos: rúcula, grãos verdes, couve-flor, brócolis, repolho verde e chinês, chuchu, pepino, folhas verdes, quiabo, cebola verde, ervilha, pimentão verde, espinafre, abobrinha, agrião.

BRANCO: alimentos da COR  BRANCA contêm nutrientes vegetais como a alicina, encontrada na família da cebola. Têm uma importante participação no combate às doenças: cardíacas, estabilizam os níveis de colesterol e reduzem a incidência de câncer. Ajudam a melhorar o funcionamento do sistema nervoso e reduz o surgimento de coágulos na circulação. Exemplos: milho branco, alho, gengibre, cogumelo, cebola, batata, nabo, couve-flor.

AMARELA e LARANJA: legumes dessa tonalidade possuem quantidades de substâncias antioxidantes como a vitamina C. Também possuem nutrientes como carotenoides e bioflavoinoides. Ajudam a manter o: funcionamento do coração e o sistema imunológico e na prevenção do câncer. Exemplos: cenoura, milho verde, pimentão amarelo, abóbora, repolho, abóbora moranga, batata-doce, tomate.

VERMELHO: contém nutrientes vegetais que incluem o licopeno, ácido elágico e antocianina. Ajuda na saúde do: coração, memória e mantém a saúde do sistema urinário, reduzindo a incidência de câncer. São ótimas fontes de carotenoides que ajudam no surgimento da Vitamina A. Exemplos: rabanete, chicória, tomate, batata vermelha, cebola vermelha, beterraba, pimentão vermelho, ruibarbo.

LEMBRETES

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromoterapeuta – Sinaten 0880. Esta terapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações possuem apenas caráter educativo e é permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*