Eczema

Eczema

EczemaEczema

               A pele protege o corpo resistindo à irritação e quando em demasia se torna problemática. Trata-se de doença da pele caracterizada pelo surgimento de lesões generalizadas, devido a uma reação por contato local ou agressão sistêmica, sob a forma de: placas, manchas ou bolhas.

Moriel Sophia – Cromoterapeuta

Coreco – 0880

               É uma lesão da pele decorrente de sua inflamação. Em geral tem início pelo aparecimento na superfície da pele, de vermelhidão (eritema) e inchaço (edema) da superfície cutânea. Como consequência, pode ocorrer um acúmulo de líquidos em pequenas vesículas, com prurido. Das vesículas, um líquido seroso é secretado, o que favorece a formação de crosta. Com a progressão do quadro a pele se torna espessa (liquenificada).

               As causas são as mais variadas possíveis, podendo ser de origem:

interna: problemas de causas endógenas de diversos tipos.

externas: cujos principais fatores são ambientais.

               Existem hipóteses que relacionam esse distúrbio a fatores: psíquicos circunstanciais (estresse), hormonais (menstruação), à troca do leite materno pelo industrial (bebês), pós-infância (vacinas) ou atritos com certos materiais (fibras sintéticas).

               Para prevenir ou reduzir seu desencadeamento, evite a exposição a: temperaturas extremas, ar seco, sabões fortes e banhos de espuma. Use cobertores de algodão em vez de tecidos mais irritantes (lã ou poliéster). Depois de tomar banho, seque a pele suavemente em lugar de esfregar, deixando assim um pouco de umidade. Depois, aplique um creme ou loção hidratante para reter a umidade. Um aparelho umidificador acrescenta umidade ao ar em recinto fechado durante a estação de inverno.

               Se estes sintomas permanecerem sem tratamento, a pele pode ficar: grossa, escamosa e seca, com áreas de perda de cabelo e mudanças de cor. Com o tempo, a pele afetada fica mais vulnerável às infecções secundárias, normalmente causadas por bactérias.

               Deve-se pedir ajuda especializada se você tem uma área da pele que está: vermelha e muito pruriginosa (coceira), rachada, empolada ou dolorosamente seca. Uma avaliação urgente se faz necessária se tiver sinais de infecção diante de uma área que esteja: dolorosa, com drenagem amarelada ou vermelhidão.

               O prognóstico varia de pessoa a pessoa, dependendo do tipo de eczema e sua resposta ao tratamento, uma vez que, entre crianças afetadas pelo tipo atópico, quase a metade delas terá o problema quando adultas.

               Muitos são os tipos, dependendo da: causa, forma e local da erupção cutânea. A maioria está relacionada a alergias ou ao contato com substâncias químicas irritantes. Alguns são associados a condições clínicas subjacentes que causam retenção de líquidos nas pernas. Afeta aproximadamente 10% da população mundial. 

SUGESTÃO   CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).
Tratamento Inicial

VERDE / ROSA /   AZUL / ÍNDIGO

Local (nas irritações em geral e como   antipruriginoso).

VERDE / ÍNDIGO /   AZUL

Local (antipruriginosos e quando de   eritemas e edemas).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).
Tratamento

VERDE / VIOLETA /   AZUL

Local (antibiótico para as lesões generalizadas).

VERDE / VIOLETA /   AZUL / LARANJA

Local (antibiótico na presença de placas ou   crostas).

VERDE / VIOLETA /   AZUL / ÍNDIGO

Local (antibiótico na presença de prurido).
Prevenção / Reduzir ou impedir  desenvolvimento

VERDE / ROSA /   AZUL

Local (umidificador na presença de pele seca).   / Cabeça (ante estressante)

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).

traco duplo carmin

Eczema alérgico

               Ocorre quando uma substância alergênica (que causa alergia) entra em contato com a pele e, ligando-se a proteínas da própria pele, passa a ser reconhecida como estranha ao organismo, que desencadeia uma resposta imunológica para combatê-la.

               O rompimento da barreira de proteção natural da pele por causa das rachaduras pode permitir a entrada de fungos e bactérias. O ato de coçar a área pode introduzir infecções e as espalhar de uma área para outra. Qualquer infecção na pele que a irrite e cause sua deterioração rápida pode requerer tratamento com antibióticos.

               Medicamentos anti-histamínicos pode reduzir a coceira durante os surtos e fazer com que a pessoa se coce menos, o que por sua vez reduz os danos e irritação à pele. Outros agentes que agem na transmissão nervosa, como mentol (antipruriginoso), também pode atenuar os sinais de coceira do corpo, provendo algum alívio. 

SUGESTÃO  CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).

VERDE / ROSA /   AZUL

Local (antialérgico).

VERDE / ROSA /   AZUL / ÍNDIGO

Local (anti-histamínico).

VERDE / ÍNDIGO / AZUL

Local (antipruriginoso).

VERDE / VIOLETA /   AZUL

Local (antibiótico e anti-infeccioso).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).

traco duplo carmin

Eczema atópico

               É o tipo mais comum, causado por reação alérgica sistêmica geral. Também conhecido como dermatite atópica, vem e vai repetidamente e normalmente acontece em pessoas que têm uma tendência genética (herdada) ou a ter alergias. Com relação à comida (70% dos casos) a pessoa ou um membro da família tem: asma alérgica, rinite ou alergias. Aparece cedo na vida, normalmente em bebês entre os 2 e 18 meses de idade, afetando principalmente: face, pescoço, orelhas, tronco, dorso dos pés ou cotovelos.

               Nas crianças mais velhas, adolescentes e adultos, normalmente envolve a pele: interna das pregas da curva do cotovelo, joelho, tornozelo ou juntas do pulso, mãos e pálpebras superiores.

               São manchas irritadas, vermelhas, secas e com crostas na pele e se a pele é infectada, pode desenvolver um aspecto molhado. Ao arranhar as manchas, o paciente causa mais irritação e aumenta o risco de infecção pelas bactérias.

               Este problema seca muito a pele e mantê-la úmida pode ajudar na cura e a reter a umidade natural. Esse é o principal auto tratamento que pode ser feito. Deve ser evitar o usar de qualquer coisa que possa secar a pele, incluindo sabonetes que removem o óleo natural da pele.

SUGESTÃO   CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).

VERDE / ROSA /   AZUL

Local (antialérgico e umidificador).

VERDE / ROSA /   AZUL / ÍNDIGO

Local (anti-histamínico).

VERDE / VIOLETA /   AZUL

Fígado (intoxicação alimentar).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).

traco duplo carmin

Eczema das mãos

               Limitado às mãos, pode estar relacionado ao atópico ou acontecer por causa da repetida lavagem das mãos ou exposição a detergentes fortes ou ainda à história de eczema ou pele sensível. Ocasionalmente se dá por alergia (às luvas de borracha).

               É o tipo mais comum de inflamação de pele (dermatite), aparecendo em várias condições que compartilham um mesmo padrão de alterações em sua superfície. Surge primeiramente como um episódio de: coceira, vermelhidão e minúsculos inchaços ou bolhas. Quando se desenvolve uma situação em longo prazo (crônico), leva a pele ao: espessamento, rugosidade, descamação, secura e mudança de cor. Se a pessoa usar anéis, a pele debaixo dos anéis pode ser a primeira a ser afetada.

               A descamação resulta de pele muito seca e quando descamam geralmente ficam: ásperas, secas, vermelhas, descamando, rachadas e sensíveis. Para preveni-la, deve-se: calçar luvas protetoras (sempre que possível), reduzir o número de lavagem das mãos durante o dia e aplicar hidratantes imediatamente após secar as mãos.

               Quando a pele está dolorosamente irritada, é recomendado aplicar cremes específicos tópicos e de uso comum. Mas, o uso destes cremes em longo prazo pode afinar ainda mais a pele, diminuindo assim a efetividade do creme em vista dos efeitos colaterais.

SUGESTÃO   CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).

VERDE / VIOLETAAZUL / ÍNDIGO

Local (antibacteriano, anti-infeccioso   e antipruriginoso).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).

traco duplo carmin

Eczema de contato

               É uma reação inflamatória que ocorre devido ao contato da pele com um agente irritativo (eczema por irritante primário) ou que cause alergia (eczema alérgico). O que se dá por irritante primário ocorre pela ação direta da substância sobre a pele, que a danifica e desencadeia a reação. Pode ser:

agudo: quando a substância causadora tem concentração alta e a resposta é imediata à exposição (ácidos fortes). As características típicas são: vermelhidão, inchaço, formação de vesículas (pequenas bolhas), bolhas e secreção.

crônico: quando a pele é exposta repetidamente a substâncias irritativas de baixa concentração, provocando um dano cumulativo. É o caso do eczema das mãos, por pessoas que lidam diariamente com sabões e detergentes (donas de casa e profissionais de cozinha). Mais tarde (fase subaguda) ocorre a formação de crostas e descamação. Quando se torna crônico (fase mais tardia), aparece a liquenificação ou espessamento da pele.

                O prurido (coceira) está presente em todas as fases e pode ser discreto ou muito intenso.

               O tratamento depende do tipo (irritativo ou alérgico) e da fase em que se encontra (agudo, subagudo ou crônico), variando de acordo com cada caso de acordo com o posicionamento do profissional especializado. São utilizadas medicações de uso local e de uso oral, para diminuir o processo inflamatório e o prurido, que muitas vezes é desesperador.

               No caso dos eczemas alérgicos, a realização do teste de contato pode ser de grande ajuda para a definição do agente causador. Ele é realizado colocando-se 20 a 30 das principais substâncias alergênicas em contendores que são deixados em contato com a pele por 48 horas. Os reagentes devem ser evitados.

SUGESTÃO   CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).
Agudos

VERDE / ÍNDIGO /   AZUL

Local (diante de processo fortemente   pruriginoso).

VERDE / VIOLETA /   AZUL / ÍNDIGO

Local (antibacteriano, anti-infeccioso e   antipruriginoso).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).
Subagudos

VERDE / VIOLETA /   AZUL / ÍNDIGO

Local (antibacteriano, anti-infeccioso e   antipruriginoso).

VERDE / VIOLETA /  AZUL / LARANJA

Local (diante de fases subagudas).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).
Crônicos

VERDE / VIOLETA /   AZUL / ÍNDIGO

Local (antibacteriano, anti-infeccioso e   antipruriginoso).

LARANJA

Local (regiões com liquenificação).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológic

traco duplo carmin

Eczema discoide

               Aparece subitamente como pequenos discos de dermatite severa, que desaparece por si mesma, sem causa exata.

               Não é infecciosa e nem hereditária, bem como, não é causada por qualquer tipo de alergia, podendo ser do tipo seco ou molhado. Afeta todas as faixas etárias, mas a meia idade ou os homens mais idosos é quem sofrem mais com esse mal. Em pessoas mais jovens ocorre junto com o atópico enquanto que em adultos está associado ao estresse e à irritação. Em menor proporção é causado bactérias.

               Aparece como manchas irregulares no corpo especificamente nas pernas, podendo tanto ser: oval, redonda, forma de disco ou moeda. Podem ter vários centímetros ou ser muito pequena (2 milímetros) e apresentar coceira (prurido), bem como, sua superfície apresentar-se rachada e acidentada e com cor definida: rosa, vermelho, marrom.

               Tende a ser mais difícil de obter a cura do que o atópico. O tratamento pode ser mais eficaz com o uso de corticoides e antibióticos. Existem poucas medidas de segurança que se deve levar em consideração quando se está sofrendo deste problema: proteger a pele de lesões e produtos químicos (detergentes, solventes e outros) que causam irritação, emolientes (óleos, cremes hidratantes e sabonetes) que mantenham a pele oleosa e com pouca umidade, esteroides tópicos (cremes ou pomadas anti-inflamatórios), antibióticos (oral ou tópico), anti-histamínicos orais (antipruriginosos), tratamento ultravioleta. 

SUGESTÃO   CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).

VERDE / ROSA /   AZUL

Cabeça (antiestressante).

VERDE / VIOLETAAZUL /

ÍNDIGO

Local (antibiótico, anti-inflamatório,   anti-histamínico e antipruriginoso e umidificador).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).

traco duplo carmin

Eczema esteatótico

               Eczema craquelê, termo médico com significado relativo à escamação irregular, também conhecido como: dermatite asteatótico, pele seca e rachaduras na pele. O asteatótico Xerotic é uma dermatite caracterizada por ressecamento da pele por perda da lubrificação epidérmica. Distúrbio típico da 3ª idade, acometendo principalmente os membros inferiores. A pele assume um aspecto de pavimentado com placas demarcadas por pequenas fissuras superficiais eritematosas. Causa nas áreas ressecadas ou de pele avermelhada, com ou sem pequenos inchaços: finas rachaduras, coceira, ardência ou dor. Envolve primeiramente a parte mais baixa das pernas, onde normalmente há menos glândulas sebáceas, acontecendo no idoso, especialmente nos meses de inverno, devido à permanência em lugares fechados e com baixa umidade.

SUGESTÃO   CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).

VERDE / ROSA /   AZUL / ÍNDIGO

Local (lubrificante e antipruriginoso).

VERDE / ROSA /   AZUL

Cabeça (antiestressante)

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).

traco duplo carmin

Eczema numular

               Distúrbio relativamente incomum de hipersensibilidade (relacionado à alergia) cutânea que causa lesões características em forma de moeda, de causa desconhecida, associada aos múltiplos fatores desencadeantes, como: ressecamento excessivo da pele, atopia (asma, rinite, eczema atópico) e infecções bacterianas. É discutida a participação de fatores emocionais. Ocorre em qualquer idade, sendo mais frequente em adultos e idosos, não havendo predileção por sexo. Sua ligação é mais para a dermatite atópica e menos frequentemente à de contato alérgica.

               Em geral há um histórico pessoal ou familiar de alergias ou outros distúrbios similares. Em alguns casos, representa uma reação alérgica a uma infecção fúngica (pé de atleta), até mesmo se esta estiver em outro lugar do corpo. São manchas irritadas múltiplas, não necessariamente simétricas e com coceira na pele tipicamente no: tórax, antebraços, braços ou dorso das mãos, nádegas, pernas e pés. No seu início, pequenas áreas se apresentam e se transformam em: círculos vermelhos, com crostas ou manchas descarnativas e vesículas (pequeninas bolhas de menos do que um centímetro de diâmetro). O ressecamento das secreções resulta em crostas que podem infectar-se, assumindo cor amarelada ou cor de mel (daí a denominação crosta melicérica).

               Com o crescimento das lesões, a pele do centro tende a adquirir aspecto normal, mas de aspecto anular (de anel). Tende a ser crônica (por longo período), surgir em surtos, formar novas lesões ou reativar as que já haviam regredido, principalmente se o tratamento for interrompido prematuramente. Os surtos duram semanas a meses, com recorrências através dos anos, com as lesões desaparecendo a cada surto e sem deixar sequelas.

               O tratamento está concentrado no alívio dos sintomas e que consiste inicialmente em controlar o ressecamento da pele, devendo-se evitar banhos quentes e o uso excessivo de sabões. Antipruriginosos e anti-histamínicos devem ser utilizados e a pele hidratada após o banho, com o uso de óleos de banho e emolientes. Pode ser agravado pela ingestão de alimentos que contenham iodetos ou brometos, bem como os irritantes ambientais (lã e lanolina). A involução da parte central das lesões faz aparecerem formas anulares ou circinadas. 

SUGESTÃO   CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).

VERDE / ROSA /   AZUL / ÍNDIGO

Local (anti-histamínico e lubrificante).

VERDE / VIOLETA /   AZUL

Local (antibacteriano).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).

traco duplo carmin

Eczema seborreico infantil

               Vários outros tipos parecem não estar relacionados a causas alérgicas. O seborreico infantil assemelha-se a uma dermatite normal, porém aparentemente não coça e desaparece por si mesmo. Tem início por volta da 2ª ou 3ª semanas de vida do lactante, prolongando-se por 5 a 6 meses. Atinge preferencial a região do vértex do couro cabeludo, constituído por escamas espessas brancas ou amarelas (crosta láctea). Por vezes chega às regiões: frontal, supraciliares e retroauriculares da face, bem como das pregas axilares e inguinais. 

SUGESTÃO   CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).

VERDE / VIOLETA / AZUL

Local (antibacteriano).

VERDE / ROSAAZUL

Local (anti-histamínico e   lubrificante).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico)

traco duplo carmin

Eczema varicoso

               Também apelidado eczema ou dermite de estase ou gravitacional,  por localizar-se na metade inferior das pernas, em terreno varicoso, ou seja: vaso sanguíneo dilatado,e que tortuoso  forma nós. Ocorre em idade avançada como resultado de circulação ruim nas pernas.

               A insuficiência circulatória de retorno e a consequente hipertensão venosa,  ocasionam: prurido, edema maleolar, ruptura dos pequenos vasos cutâneos superficiais e depósito de fibrina e elementos figurados do sangue (dermite ocre). A fibrose dérmica se instala gradualmente, sendo que, a hipóxia e a ulceração cutânea são consequências naturais de todas estas alterações.

               Os sintomas começam com uma suave coceira acima do tornozelo. Com o passar do tempo se torna então salpicado e inflamado. Na ocasião, as úlceras podem dar forma.

               É frequentemente complicado com terapêuticas intempestivas, resultado de se auto  aplicações medicamentosas por parte do doente ou a conselho de amigos, criando condições favoráveis à ocorrência de dermite de contato irritativa ou alérgica.

               O tratamento passa naturalmente pela correção da insuficiência venosa. 

SUGESTÃO   CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL /   TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental).

VERDE / ROSA /   AZUL / ÍNDIGO

Pernas (anti-hemorrágico, antipruriginoso e   antivaricoso).

VERDE / VIOLETA / AZUL / ÍNDIGO

Pernas (antibacteriano e   antifibrinoso).

VIOLETA

Aura (fortalecedor imunológico).

traco duplo carmin

LEMBRETES

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromoterapeuta – Sinaten 0880. A Cromoterapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o médico e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações são de caráter educativo e é permitida a total reprodução. As fontes utilizadas na redação deste artigo originaram-se da Internet e foram suprimidas intencionalmente com o propósito de que o presente artigo não seja utilizado com outro objetivo a não ser o acima citado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*