Morrer de Calor

Morrer de Calor

MORRER DE CALOR

            Diante da pergunta se é possível morrer de calor, literalmente a resposta é sim. Dependendo da temperatura e da exposição, o corpo humano pode não resistir e ocorrer a morte. Ele está preparado para funcionar normalmente numa temperatura em torno de 37 graus, sendo que, quando acima de 38, esta temperatura faz o corpo perder 10% de calor. O risco se torna grande quando a temperatura atinge os 45 graus. No deserto, local onde é comum chegar a tanto, torna fundamental manter-se à sombra e ingerir líquidos.

Moriel Sophia – Cromoterapeuta

Sinaten – 0880

               No auge do verão, numa temperatura em torno dos 40 graus tem-se: o suor do corpo, a boca seca e a sensação de desconforto. Debaixo do sol, a pele parece queimar.

               Um dos principais perigos do calor excessivo é a desidratação. Trás consigo: perda de líquido, diminuição do volume físico, exige que o coração bata mais rápido, o rim pode parar de funcionar e provocar insuficiência renal e ameaçar a lesão de tecidos. Além dos raios solares, que podem danificar a pele, a respiração de ar muito quente pode destruir o tecido pulmonar, impedindo a troca de oxigênio.

               Nesta época do ano tem que se manter a qualidade de vida, através não somente da hidratação, como também manter-se em local protegido dos raios solares e usar roupas adequadas e protetores solares, medidas estas que atenuam os efeitos nocivos do calor e nos ajudam a suportá-lo.

SUGESTÕES CROMOTERÁPICAS

               A CROMOTERAPIA não tem como suprir o corpo com líquidos, tornando-se fundamental a ingestão suficiente durante dias quentes, acima do  calor normal. Muitos são aqueles que afirmam não gostar de ingerir líquidos, tornando o físico insuficientemente hidratado e que pode trazer mal estar que pode canalizar um processo de hipertensão.

               A ação das CORES no organismo proporcionarão uma baixa na temperatura corporal, relaxando o sistema circulatório e aliviando a pressão arterial. As CORES FRIAS são as indicadas para atingir tais objetivos, bem como, colocar o atendido num processo de calma e equilíbrio.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimula o mental).

VERDE / ROSA / AZUL

Cabeça (calmante e antiestressante).

VERDE / AZUL

Coração (retira a pressão cardíaca ocasionado pela dificuldade respiratória).

LARANJA

Pulmões – frente/costas (atua como broncodilatador).

7 VERDES

Corpo (reduz a temperatura corporal, bem como, a pressão arterial).

VIOLETA

Corpo (fortalece o sistema imunológico, ampliando a qualidade de vida).

LEMBRETES

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromoterapeuta – Sinaten 0880. A Cromoterapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações são de caráter educativo e é permitida a total reprodução. As fontes utilizadas na redação deste artigo originaram-se da Internet e foram suprimidas intencionalmente com o propósito de que o presente artigo não seja utilizado com outro objetivo a não ser o acima citado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*