Insuficiência Renal Crônica – IRC (Felinos)

Insuficiência Renal Crônica – IRC (Felinos)

Insuficiência Renal Crônica (IRC)

Felinos

               O diagnóstico de “insuficiência renal” quer dizer que o paciente apresenta elevado grau de creatinina no sangue, utilizado em exames para avaliar a função renal e que calcula a taxa de filtração. Pode ser assintomático ou com sinais brandos de doença renal.

Moriel Sophia – Cromoterapeuta

Sinaten 0880

               A IRC é uma das principais causas que levam os gatos à morte. Estudo apresenta o seguinte quadro de sobrevida, após o surgimento do problema, a saber: menos de 10 anos de idade – 37% dos gatos com afecções renais; entre os 10 e os 15 anos – 31%; mais de 15 anos de idade – 32%.

Síndrome urológica felina

               Os rins são órgãos vitais para a sobrevivência, tanto do ser humano como dos animais e a insuficiência renal crônica compromete a normalidade da vida. Quando fun­cionam apropriadamente, os rins filtram os resíduos da corrente sanguínea a serem excretados pela urina. Também controlam os níveis internos de: eletróli­tos (condutores elétricos), de PH (neutralidade) e o estado de hidratação. Produzem hormônios essenciais (eritropoietina) que estimula a medula óssea a produzir novos glóbulos vermelhos.

               A maioria dos casos é idiopática, ou seja, não tem causa específica, sendo mais comum o processo normal de envelhecimento, cuja doença é progres­siva e irreversível. O tratamento pode trazer alívio de curto prazo e melhorar os sintomas por algum tempo.

               Certas condições tendem a resultar em insuficiência crô­nica, tais como: doença renal herdada ou congênita, toxinas nos rins, alta contagem de cálcio no sangue e a glomerulonefrite (in­flamação do glomérulo – unidade funcional do rim). Outras doenças associ­adas incluem: câncer, infecção renal, obstrução urinária crônica, pedras nos rins, peritonite (membrana abdominal) infecciosa dos felinos e policistite (cálculo vesicular). Além destas, existe um problema chamado amiloidose renal, em que há uma distribuição de proteínas dentro do rim, que pode levar a um quadro de insuficiência renal em 1 a 2 anos pela superprodução de imunoglobulina monoclonal de cadeia leve tipo Kappa, cujo depósito desta substância nos rins compromete o funcionamento deste.

Em suma, consiste em um conjunto de problemas que surgem nos felinos, sobretudo nos domésticos, apresentando processos inflamatórios no siste-ma urinário, dentre os quais destacam-se a: cistite, uremia (sujeira no sangue) e cálculos renais. O agravamento da doença pode fazer surgir complicações, tais como: úlceras bucais/estomacais, anemia e in­fecções do trato urinário.

Sintomas Clínicos / Visíveis

               Na insuficiência renal crônica os sintomas típicos são: aumento da quantidade de urina na caixa de areia, cansaço, diarréia, feridas na boca, fraqueza, ingestão de água de lugares pouco habituais, mal hálito, perda de apetite/peso e vômitos. Se o gato tem pressão alta (50% dos casos), pode ocorrer perda de visão repentina.

               O principal sintoma está na dificuldade e dor ao urinar, podendo-se notar a presença de sangue na urina. As causas estão ligadas a alimentação, além de fatores genéticos que implicam uma predisposição à sua ocorrência.

               Em geral, são observadas condições, tais como: anorexia (perda de apetite),  diarréia, fraqueza, intolerância a exercícios, letargia (falta de reações), perda de peso, úlceras gas­trointestinais e vômitos. Na hipertensão, esta pode levar à cegueira sem aviso prévio. Resultados de exames físicos normalmente incluem: desi­dratação, caquexia (enfraquecimento), hálito urêmico (toxidade sanguínea), palidez das mucosas, rins pequenos ou irregulares e úl­ceras orais.

Fatores de Risco

               Destaca-se os seguintes fatores que predispõem o desenvolvimento de problemas no sistema urinário, a saber:

castração: fatos apontam para o aumento dos riscos de contrairem  infecções urinárias nos animais castrados.

desidratação: o organismo dos gatos requerem água em abundância para diluir a urina. A carência pode ser danosa ao organismo deles.

dieta: certos alimentos e rações podem facilitar o surgimento de cálculos renais.

idade: disturbios ocorrem mais comumente em gatos de idade entre 2 a 5 anos. Os idosos tendem a ter problemas relacionados à essa síndrome.

obesidade: os obesos podem sofrer mais com o problema.

sexo: a maior predisposição ocorre junto aos machos, por possuirem uretra mais alongada e fina.

Prevenção e Tratamento

               Como medida preventiva e têm-se que cuidar dos seguintes fatores de riscos:

alimentação: quando adequada diminui a probabilidade de formação de cálculos no sistema urinário. As rações não devem conter acidificantes ou apresentarem altos índices de magnésio. Os fabricantes de rações mantém diferentes rações balanceadas para diferentes tipos de gatos, dependendo da correta escolha entre: castrado ou não, idade, raça do animal e sexo. Há também as rações específicas para gatos portadores da síndrome urológica felina, que reduz o pH da urina para melhor funcionamento dos rins e dissolução dos cálculos existentes, prevenindo assim a formação de novas calcificações. O veterinário pode recomendar de­terminados tipos de rações para gatos, que de­vem reduzir a sobrecarga dos rins e que só estão disponíveis com prescri­ção médica, com baixos níveis de: proteínas, fósforo e sódio. Também pode prescrever suplementos de potás­sio e vitamina B para compensar o que o gato perdeu.

medicamentos: de acordo com orientação veterinária, aplicar os indicados contra as dores e a infecção.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERMELHA

Coluna (anemia/anorexia/fraqueza).

VERDE / VIOLETA / AZUL

Boca+Estômago (úlceras) / Estômago+Fígado (vômitos/diarréias) / Aparelho Genital (cistite).

VERDE / VIOLETA / AZUL / ÍNDIGO

Rins (combate a infecção renal, reduzindo as dores locais).

ROSA

Rins (ação diurética, alivia as funções renais).

VERDE

Corpo (hipertensão).

ÍNDIGO

Corpo (alta contagem de cálcio no sangue).

PRETA / MARROM / VERMELHA / LARANJA / AMARELA + 8C

Rins+Vesícula (Cálculos: renais/vesicais) / Local (Câncer).

VIOLETA

Corpo (Sistema Imunológico: fortalece o Sistema e impede a metástase celular / Sistema Circulatório – corpo: limpa o sangue, na uremia).

LEMBRETES

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromoterapeuta – Sinaten 0880. Esta terapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações possuem apenas caráter educativo e é permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*