Acalasia (acalasia)

Acalasia (acalasia)

Acalasia (acalasia)

 

               O esôfago é um tubo constituído de músculo que se estende do pescoço ao abdome e comunica a parte posterior da garganta ao estômago. Quando engolimos, há uma coordenação de movimentos musculares através de contrações sequenciais que empurram o alimento ou líquido da garganta até o estômago.

Moriel Sophia – Cromoterapeuta

Sinaten 0880

               É uma alteração neuromuscular hipertônica (tensão excessiva) do mecanismo esfincteriano do óstio cárdico, porção do estômago que recebe a abertura da porção abdominal do esôfago (grupo muscular que fica fechado em repouso, impedindo o retorno do ácido do estômago para o esôfago – DRGE). Causa dificuldade de passagem do alimento deste para o estômago, podendo evoluir com dilatação para o megaesôfago. É a mais clássica das disfunções motoras do esôfago, de etiologia desconhecida e de longa evolução, podendo surgir: dentro de uma complicação crônica da doença de chagas, com uma alteração motora provocada pelo lúpus eritematoso sistêmico ou pelo grupo de células nervosas responsável pela coordenação dos movimentos após alterações degenerativas. O paciente se encontra geralmente emagrecido e com uma longa história de: vômitos, regurgitação e salivação.

              Embora apresente um começo entre os 20 e 40 anos, pode ocorrer em qualquer idade. Tem como sintomas:

disfagia: dificuldade de deglutição (principal deles), ocasionada pela pressão aumentada no esfíncter esofágico inferior produz obstrução com dilatação secundária do esôfago.

dor torácica: é menos comum, mas pode ocorrer espontaneamente ou durante a deglutição.

regurgitação noturna: de comida não digerida, presente em 1/3 dos pacientes.

tosse noturna: a regurgitação pode causar: aspiração pulmonar com formação de abscesso, bronquiectasia (dilatação crônica dos brônquios com catarro mucopurulento) ou pneumonia.

perda de peso: quando intensa, particularmente no idoso, com evolução rápida de disfagia, deve-se pensar na acalasia secundária a uma neoplasia da junção gastresofágica. 

               O mecanismo da doença consiste na destruição dos plexos mioentéricos da parede esofágica, com perda progressiva dos movimentos peristálticos e da capacidade de relaxamento do esfíncter esofágico inferior (cárdia ou óstio cárdico). Com a perda do tônus da parede muscular e a dificuldade da passagem dos alimentos através do óstio cárdico, progressivamente ocorre a dilatação e alongamento do corpo esofágico, podendo formar uma grande câmara retroesternal contendo grandes volumes de alimento e saliva.

               O exame que mais precocemente faz o diagnóstico é a manometria esofágica, cujos achados mais significativos são:

ondas peristálticas: ausentes no corpo esofágico (atônico).

cárdia ou óstio cárdico: relaxamento parcial e incompleto, frequentemente associado a hipertensão esfincteriana (valores acima de 45 mmHg), porém com esfíncter normal.

pressão intra-esofagiana: normalmente menor que a pressão intra-gástrica e que pode estar aumentada pela presença de resíduos alimentares no seu interior. 

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

CORES

LOCAL / TRATAMENTO

VERMELHA

Frontal – 5 segundos (estimulador mental) / Cóccix + Fígado + Baço (repositor de ferro no sangue).

7 VERDES

Garganta (relaxante para a hipertensão esfincteriana).

LARANJA / AMARELA

Esôfago (desobstruidor e fortalecedor tecidual com qualificação a provocar peristaltia).

VERDE / ÍNDIGO / AZUL

Tórax (na ocorrência de dor).

VIOLETA

Corpo (fortalece o Sistema Imunológico).

 

LEMBRETES

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromoterapeuta – Sinaten 0880. Esta terapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações possuem apenas caráter educativo e é permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*