Doenças – Inverno IV

Doenças – Inverno IV

DOENÇAS DO INVERNO – Parte IV

Engana-se quem pensa que somente o verão traz transtornos aos cabelos e à pele. Além de doenças respiratórias, a pele e o cabelo sofrem também a ação do inverno, não só devido à menor umidade do ar, mas também aos ventos frios que: ressecam e danificam os cabelos, a pele, mãos, cotovelos e racham os lábios. O ideal é massagear o resto do corpo com água morna e um óleo de banho, bom para não desidratar ainda mais a pele. Hidratantes cremosos também são recomendáveis, pois ajudam a dar um aspecto saudável ao corpo. Mas cada pele tem uma recomendação que só um dermatologista pode orientar.

Para este período recomenda-se que os banhos sejam mornos e rápidos, com os seguintes procedimentos:

não usar esponjas e evitar talcos e perfumes.

hidratar a pele após o banho com cremes específicos e óleos. O uso do sabonete deve ser dosado e utilizado apenas no pescoço, pés e partes íntimas.

usar roupas de algodão e não tão justas (com uma boa ventilação).

lavar as roupas com sabão neutro.

Moriel Sophia

Cromoterapeuta – Sinaten 0880

DERMATOLOGIA

Quem pode dizer como somos sensíveis às alterações climáticas são aquelas pessoas que sofrem com o término de um período e o início de outro. A pele está incluída como um dos fatores que apresentam grandes mudanças tanto no verão como no inverno. Os cuidados necessários com a pele passaram de simples vaidade à necessidade de prevenção das doenças do inverno. Pequenas mudanças de hábito podem ressecar a pele e aumentar sua vulnerabilidade nesta época do ano e dentre elas são apontadas:

Xerodermia

Ressecamento patológico da pele pelo frio, devido aos banhos quentes (embora reconfortantes) e pela diminuição da atividade das glândulas sebáceas, aliado ao contato com os tecidos sintéticos ou à lã, que removem a camada de proteção natural da pele e modificam seu pH.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERDE / LARANJA / AZUL

Locais afetados (estas cores promovem o equilíbrio do pH e ativam as glândulas sebáceas, impedindo o ressecamento da pele).

AZUL

Corpo (lubrifica a pele e evita seu ressecamento).

Dermatites (de contato e alérgicas)

Ocorre em função do contato com substâncias alérgicas. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo. As pessoas atópicas são mais predispostas a esse quadro. Manifesta-se com coceira e descamação do local.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERDE / ROSA / AZUL / ÍNDIGO

Locais afetados (antialérgico e anti-histamínico, trata dos problemas alérgicos e previne predisposições).

AZUL

Corpo (lubrifica a pele e evita seu ressecamento).

Eritema Pérnio (ligado à má circulação sangüínea)

Ocorre em função de uma vasoconstrição (diminuição do calibre do vaso sangüíneo) dos capilares das extremidades (mãos e pés) seguida de vasodilatação (aumento do calibre do vaso). As pontas dos dedos incham, ficam doloridas e meio arroxeadas. Está ligado a má circulação sangüínea e atinge as áreas que ficam mais expostas ao frio, como o rosto e as mãos. Causa edema, vermelhidão e coceira.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERDE / AMARELO / AZUL / ÍNDIGO

Mãos e Pés (fortalece o sistema circulatório local, não permitindo o ressecamento e inchaço das extremidades, bem como, retirando a hiperemia e os pruridos da pele).

Eczemas (de diferentes graus)

Quadro específico caracterizado por descamação, coceira da pele, provocado pela baixa temperatura, quando as pessoas mais susceptíveis à ação do frio, principalmente as com bronquite e renite, tendem a ficar com a pele mais seca do que o normal. O aumento dessa condição ocasiona o engrossamento em algumas áreas, chegando a eczemas.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERDE / VIOLETA / AZUL / ÍNDIGO

Local (antibiótico diante da inflamação da pele com formação de vesículas, com ação antipruriginosa).

AZUL

Corpo (lubrifica a pele e evita seu ressecamento).

Urticária (ao frio)

Apresenta placas edematosas, que provocam inchaço na pele. Acontece com maior incidência nas áreas que ficam expostas, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, causando coceira e ardência.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERDE / VIOLETA / AZUL / ÍNDIGO

Local (antibiótico diante da inflamação da pele com formação de vesículas, com ação antipruriginosa).

VERDE / AZUL

Corpo (retira a ardência e lubrifica a pele).

Psoríase (placas avermelhadas com escamas grossas e brancas)

Aparição de placas avermelhadas com escamas grossas e brancas, principalmente nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo.

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

PRETA / MARROM / VERMELHA / LARANJA / AMARELA

Local (para remover as placas e recuperar a pele).

8 C

Local (recuperar as células sadias e que receberam uma carga quente).

LEMBRETES

As informações contidas neste artigo são da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Sinaten 0880. Esta terapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por alguém previamente diagosticada por um profissional da saúde. É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

2 Comments on "Doenças – Inverno IV"

    Bom dia! Sr. Moriel, na sugestao cromoterapica do tratamento de psoriase foi descrito para recuperar as celulas sadias a cor “8c” poderia me esclarecer como aplicar? Grato Costa

    Costa! Não sei se Você conhece a teoria que desenvolvi a respeito da CROMOTERAPIA chamada por mim de DINAMIZAÇÃO NA CROMOTERAPIA. Trata-se da aplicação de diferentes CORES, simultaneamente pelo uso de FILTROS DINAMIZADOS, sendo que o 8C é um deles. O FILTRO 8C contém as 8 CORES e representa o BRANCO na CROMOTERAPIA, conforme entendimento meu. Ele é indicado para ser aplicado após o uso do FILTRO J1 – Quimioterápico, pois vitamina as células que receberam a força da químio e precisam ser revitalizada. Entáo, como VITAMINA ele REVITALIZA as boas células para a regeneração da área atingida por algum mal. Espero não ter complicado. Coloco-me à diposição para maiores comentários. Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*