Doenças – Inverno II

Doenças – Inverno II

DOENÇAS de INVERNO – Parte II

ARTICULAÇÕES

Manipulação

               Quando as nossas articulações recusam-se a se mover, o problema já deverá estar instalado há muito tempo e agora, nada mais ocorre a não ser o descortinar de um problema crônico e de difícil cura, que torna o portador deste mal incapacitado para a realização de muitas tarefas. Antes da aplicação da CROMOTERAPIA existe uma “técnica^ qu raz grandes resultados, a saber:

faça uma massagem no local dolorido, usando as pontas dos dedos das mãos, para que seja retirada a energia negativa, mas que deve ser dispensada na presença de muita dor no toque. Não requer força e sim toque. Portanto, se o problema está nas articulações dos dedos das mãos, massageie individualmente cada uma das falanges e articulações. O mesmo deve ser feito quando as dores forem nos ombros (bursite), cotovelos e etc. Este procedimento poderá ser repetido quantas vezes desejar, sendo recomendado um intervalo de 2 horas a cada aplicação. O tratamento também poderá ser aplicado três vezes ao dia (manhã – tarde – noite), uma vez ao dia, ou ainda, uma vez por semana. A freqüência será ditada pela disponibilidade de tempo.

Moriel Sophia

Cromoterapeuta – Sinaten 0880

Tratamento

                As articulações são estruturas do nosso esqueleto que têm a função de ligar dois elementos cartilagíneos ou ósseos, com uma superfície lisa de revestimento que facilita os movimentos. Também contêm o líquido sinovial, muito viscoso, cujo objetivo é manter lubrificado todo o complexo articular e evitar o atrito entre os ossos. Podem ser classificadas em três categorias:

Articulações imóveis (ossos do crânio): não permitem o movimento entre as partes.

Articulações semimóveis (as vértebras): permitem movimentos ligeiros a moderados.

Articulações móveis (cotovelos e joelhos): que permitem movimentos amplos. 

               As doenças reumáticas podem ser divididas em três categorias:

Inflamatórias: entre as quais a mais comum é a artrite reumatóide.

Degenerativas: cuja forma mais frequente é a osteoartrose.

Extra-articulares: que afetam as estruturas circundantes (como os ligamentos, os tendões e os músculos) e que, por sua vez, podem ter uma origem degenerativa ou inflamatória.

 Artrite Reumatóide

               Trata-se de qualquer processo inflamatório ou degenerativo de uma ou várias articulações, que provoca a alteração das estruturas ósseas e das cartilagens. O ponto de partida da doença é a inflamação da membrana sinovial, uma estrutura que reveste a parede interna da cápsula fibrosa que envolve a articulação e cuja função é produzir o líquido sinovial, que nutre a cartilagem e lubrifica a sua superfície, permitindo o movimento normal da articulação. Quando a membrana inflama, torna-se mais espessa, aumenta em volume e deixa de produzir o líquido sinovial normal, para produzir um líquido inflamatório que destrói progressivamente as cartilagens que revestem as articulações, prejudicando a sua função, limitando os movimentos articulares e causando dor. Além dos traumatismos, a Artrite pode ser devida: ao reumatismo, à gonorréia, à sífilis, à tuberculose (tumor branco), à gota, às febres eruptivas e às infeções sépticas. Apresenta quase sempre os mesmos sintomas e maior ou menor duração, podendo ser: aguda, subaguda ou crônica. Normalmente começa por atingir as pequenas articulações das mãos e dos pulsos, de forma simétrica. Nos casos não controlados com a terapêutica, a doença pode afectar todas as articulações, danificando-as progressivamente e, em certos casos, causar uma invalidez total. 

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERDE / VIOLETA / AZUL

Local (combate a formação de líqüido inflamatório).

VERDE / VIOLETA / AZUL / ÍNDIGO

 Local (este conjunto de cores deve ser utilizado quando da presença de dor intensa).

VERMELHA / ROSA / VIOLETA

 Local (retira a umidade).

VIOLETA

 Corpo (quando a Artrite for de origem reumática).

 Osteoartrose

               A osteoartrose, também conhecida como osteoartrite, artrose, artrite degenerativa e doença articular degenerativa, é uma doença reumática crônica que incide principalmente nas articulações: dos joelhos, coluna, quadris, mãos e dedos. Ocorre tanto em homens como em mulheres e é a mais comum das doenças reumáticas. Quando utilizamos uma articulação, a pressão exercida sobre a cartilagem é amortecida por um líquido responsável por tornar o movimento mais fácil. Esse processo harmonioso, que ocorre dentro das nossas articulações, pode desequilibrar-se ao longo dos anos, à medida que ocorre um desgaste desta cartilagem, sem que nos possamos aperceber. Quando isso acontece, é como se a superfície do osso de um lado da articulação “raspasse” no osso do outro lado, podendo aparecer: dor, inchaço e, por vezes, inflamação. Quanto à idade, pode-se dizer que é pouco comum em pessoas abaixo dos 40 anos, sendo mais frequente após os 60 anos. Pode ocorrer em qualquer um, com maior incidência em obesos, em indivíduos que exerçam actividades repetitivas com sobrecarga das articulações ou em indivíduos que já tenham apresentado traumatismos articulares. É mais comum em pessoas com predisposição hereditária, e que apresentem casos de osteoartrose na família, e ainda, doenças metabólicas anteriores ao aparecimento da osteoartrose (exemplo: diabetes). 

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA

COR

LOCAL / TRATAMENTO

VERDE / VIOLETA / AZUL / ÍNDIGO

Local (este conjunto de cores deve ser utilizado quando da presença de dor intensa).

VERMELHA / ROSA / VIOLETA

Local (retira a umidade).

VIOLETA

Corpo (quando a Artrite for de origem reumática).

 LEMBRETES

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Cromoterapeuta – Sinaten 0880. Esta terapia não dispensa tratamento médico. Auxilia no tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*